quinta-feira, 18 de setembro de 2014

FC PORTO 6-0 BATE BARISOV

FC PORTO-BATE Borisov, 6-0

UEFA Champions League, Grupo H, 1.ª jornada
Quarta-feira, 17 Setembro 2014 - 19:45
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 35.108

Árbitro: Bas Nijhuis (Holanda).
Assistentes: Rob van de Ven e Charles Schaap.
4º Árbitro: Davie Goossens.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Quaresma, Adrián López, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Marcano, Quintero, Tello (68' Herrera), Evandro (59' Brahimi), Rúben Neves, Vincent Aboubakar (64' Jackson Martínez).
Treinador: Julen Lopetegui.

BATE BARISOV: Chernik, Khagush, Polyakov, Filipenko, Mladenovic, Likhtarovich, Olekhnovich, Volodko, Gordeychuk, Rodionov, Aleksievich.
Suplentes: Soroko, Karnitski (62' Olekhnovich), Signevich (70' Rodionov), Baga, Volodko, Tubic, Yakovlev (53' Likhtarovich).
Treinador: Aleksandr Yermakovich.

Ao intervalo: 3-0.
Marcadores: Brahimi (5', 32' e 57'), Jackson Martínez (37'), Adrián López (61'), Vincent Aboubakar (76').
Disciplina: Likhtarovich (7'), Olekhnovich (56').


O FC Porto conseguiu esta quarta-feira a sua mais gorda vitória de sempre na Champions League, ao golear o BATE Borisov por 6-0, na primeira jornada do grupo H. Brahimi foi o herói do encontro, ao concretizar o primeiro hat-trick de um jogador portista na prova, ainda para mais com três golos de grande execução técnica. Com uma exibição colectiva de nível elevado e grandes pormenores individuais de outros jogadores como Danilo, Jackson ou Quaresma, o jogo permitiu ainda a Adrián López e Aboubakar estrearam-se a marcar com a camisola dos Dragões.
Ao contrário do que seria de esperar, o FC Porto apresentou-se pela primeira vez esta época num sistema 4-4-2, com Quaresma na direita, Brahimi na esquerda e Adrián e Jackson no centro do ataque. O BATE Borisov estava claramente preparado para ceder a iniciativa aos Dragões, mas pareceu surpreendido com um esquema que teve o mérito de fazer com que o meio-campo bielorruso ficasse constantemente preocupado com eventuais desequilíbrios nas suas costas.
Aproveitando uma má reposição de bola em jogo pelo guarda-redes adversário, Brahimi driblou um defesa do Bate Borisov e, rematou fortíssimo para a baliza bielorrussa. O segundo golo surgiu aos 32 minutos, mais uma vez por obra de Brahimi. que percorreu praticamente o meio campo do Bate Borisov e à entrada da área rematou colocadíssimo.
O 3-0 com que se chegou ao intervalo foi da autoria de Jackson Martínez, após cruzamento de Danilo. Importa referir que esta é a primeira vez que o FC Porto marcou três golos na primeira parte de um jogo da Champions.
Apesar de ao intervalo o jogo estar resolvido, o FC Porto não ficou à sombra da bananeira e repetiu as amostras de excelência irrefutável. O ataque, no género planeado ou na variante explosiva, num estilo muito próprio construído em redor de trocas de bola, com futebol bem articulado e de continuidade permitiu chegar aos 4-0 por Brahimi na conversão de um livre directo em tudo idêntico àquele com que tinha aberto o marcador frente ao Lille, na segunda mão do play-off da Champions League. Com 57 minutos jogados, Lopetegui começa a fazer gestão do plantel. Brahimi, a grande estrela da noite, sai de baixo de uma estrondosa ovação e entra para o seu lugar Evandro.
Logo a seguir, aos 61 minutos, Adrián Lopez faz o 5-0 e Lopetegui retira Jackson Martínez e coloca Aboubakar que viria a fazer o 6-0 final aos 76 minutos.
No próximo Domingo, o FC Porto recebe o vizinho Boavista no Estádio do Dragão, jogo a contar para a 5ª Jornada da Liga Portuguesa.

DECLARAÇÕES
Lopetegui: “Tivemos uma grande atitude”

Julen Lopetegui dificilmente teria imaginado melhor estreia na fase de grupos da UEFA Champions League. Depois do triunfo por 6-0 sobre o BATE Borisov, o mais expressivo de sempre na longa história do FC Porto na competição, o técnico espanhol sublinhou o trabalho feito pela sua equipa e a vitória que, ressalvou, valeu apenas três pontos.

“Fizemos um bom jogo. Entrámos bem, concentrados e com uma grande atitude. O facto de termos conseguido fazer golos cedo deu-nos tranquilidade, mas a realidade é que conquistámos apenas três pontos. Estamos felizes com o trabalho que fizemos, mas há muito mais para fazer. A equipa teve uma grande atitude defensiva e foi muito pressionante durante todo o jogo. Tentamos ser um colectivo sólido quando não temos a bola e creio que o conseguimos”, começou por dizer Julen Lopetegui na conferência de imprensa que se seguiu ao desafio com a formação que viajou da Bielorrússia.

O trabalho desenvolvido até ao momento resultou em seis vitórias e um empate em sete jogos oficiais. Números inegavelmente positivos que Julen Lopetegui quer reforçar no futuro. “No futebol, os jogos começam sempre 0-0. Tudo o que o jogo te dá, depende daquilo que fazes, bem ou mal. Temos trabalhado para ser cada vez melhores mas, por vezes, as coisas não correm como queremos. Estamos contentes pelos três pontos e pelos seis golos marcados, mas no domingo temos mais um jogo que vai começar 0-0”, acrescentou o treinador basco.

Pouco dado a avaliações individuais, Julen Lopetegui atribuiu à equipa o mérito pelo hat-trick conseguido por Brahimi pois, no seu entender, “é o colectivo que potencia as individualidades”. No momento de comentar o primeiro golo apontado por Adrián López com a camisola do FC Porto, o técnico portista voltou a destacar o grupo: “O Adrián fez muito mais do que o golo. Temos de lhe dar os parabéns, a ele e a toda a equipa”.

Brahimi: “O mais importante foi a vitória”

No final da goleada (6-0) frente aos bielorussos do BATE Borisov, na Champions League, e em declarações ao Porto Canal, o médio franco-argelino Brahimi estava radiante pelo resultado final da partida: “Foi um jogo muito bom para a nossa equipa. Era muito importante ganhar e creio que o fizemos de forma convicta. Acredito que para a nossa confiança é um resultado muito importante”.

Em relação ao hat-trick, Brahimi declarou estar “muito feliz”: “É a primeira vez que marco três golos. O mais importante foi a vitória e agora temos de pensar no próximo jogo, com o Boavista”.

Maicon: “Esta vitória dá-nos confiança e motivação”

Maicon era, naturalmente, um homem satisfeito no final da goleada frente ao BATE Borisov (6-0), da primeira jornada da Champions League. Em declarações ao Porto Canal, o central, que envergou a braceira de capitão após a saída de Jackson Martínez, afirmou que a equipa “está a trabalhar forte” e que conseguiu “o principal objectivo, que era vencer”.

“Esta vitória dá-nos confiança e motivação. A equipa entrou motivada e determinada. Todos sabíamos o que queríamos, mesmo os que entraram durante a partida fizeram-no focados e isso foi um passo importante. Mostrámos personalidade e atitude e graças a Deus conseguimos o nosso objectivo. Agora é pensar no Boavista”, declarou.

Concordando com Brahimi e Evandro, Maicon ainda deixou uma pista sobre o que permitiu aos Dragões atingir este resultado expressivo: “A equipa está trabalhar forte e encaramos este jogo como se fosse o último. Sabíamos que tínhamos de nos manter fortes à frente e firmes atrás e conseguimos o objectivo, que era vencer”.

Evandro: “O fundamental foi a determinação”

Em declarações ao Porto Canal, no final da partida que marcou a estreia do FC Porto no Grupo H da Champions League, o médio Evandro (um estreante na competição) destacou o bom espectáculo proporcionado frente ao BATE Borisov: “Os adeptos que vieram ao Dragão viram um grande jogo, com muitos golos, que é o momento que mais gostam”.

A chave, disse Evandro, foi “a determinação”: “Tivemos uma entrada muito forte no jogo e acho que, nestes jogos da Champions, temos de estar com um alto nível de concentração, senão qualquer adversário pode surpreender. Acredito que termos a concentração ao máximo esteve na base desta vitória fantástica”.

O ex-estorilista deixou ainda a mensagem de que a equipa já começou “a pensar no Boavista”: “Temo-nos concentrado num jogo de cada vez. Cada jogo disputa-se como se fosse o último e acho que isso tem sido fundamental”.

Sem comentários: