domingo, 7 de setembro de 2014

DRAGON FORCE ESTÁ DE PARABÉNS E CONTINUA A CRESCER

Sexto aniversário foi comemorado este sábado nas 14 escolas nacionais, no dia em que também arrancaram as aulas 2014/15

O projecto Dragon Force nasceu a 6 de Setembro de 2008 e, seis anos depois, o crescimento continua. O aniversário coincidiu com o arranque das aulas do ano lectivo 2014/15 nas 14 escolas nacionais – em que se inclui agora a Dragon Force Algarve, em Almancil - e em todas elas a data foi celebrada com bolo e um “Parabéns a você” cantado pelas crianças. São já cerca de 3.000 as que integram esta iniciativa pioneira do FC Porto, no que toca ao futebol.

No Vitalis Park - o berço do Dragon Force, que alberga a escola portuense -, o gestor do projecto Ricardo Ramos fez um balanço: “Hoje comemoramos a ambição e paixão do FC Porto através do Dragon Force. Tem seis anos de vida e é um projecto ambicioso, que tem como principal objectivo servir a formação do FC Porto. E fá-lo através de profissionais e treinadores muito dedicados, rigorosos, competentes e apaixonados por aquilo que fazem”. Os resultados do trabalho estão à vista: 83 futebolistas já transitaram das escolas para as camadas jovens do FC Porto.

Em declarações exclusivas ao Porto Canal e www.fcporto.pt, o responsável falou da contínua expansão da Dragon Force, que chega agora ao estrangeiro - no próximo dia 13 de Setembro será inaugurada a escola em Bogotá, na Colômbia –, e referiu um crescimento de 40 por cento nas inscrições face a 2013, que deverá permitir que o numéro de alunos chegue aos 3.500. “Continuamos a apostar de forma cirúrgica na expansão nacional, principalmente na zona centro e Norte litoral. Vamos continuar a apostar na expansão internacional e a corresponder à procura que temos tido de crianças estrangeiras, que chegam até nós para aprender connosco. Nos últimos dois anos foram cerca de 500”.


Os campos de férias – nas pausas lectivas de Natal, Páscoa e Verão – são outro componente e uma importante “base de recrutamento”. Ricardo Ramos lembrou ainda que o projecto não se fica pelo desporto: “A gestão do projecto acompanha o crescimento da própria escola. Além das condições materiais e humanas, procuramos auxiliar os encarregados de educação no crescimento sustentado dos alunos, para que sejam melhores alunos, cidadãos e pessoas atentas ao que os rodeia”.

O futebol não é, aliás, a única modalidade praticada nas escolas Dragon Force: há mais três escolas, destinadas ao andebol, basquetebol e hóquei em patins, com 350 inscritos. Para além disso, existe o Dragon Force raparigas, coordenado por Isabel Osório, que é treinadora do projecto azul e branco desde o seu arranque. “Desde o início que temos bastante treinadoras. Penso que até chegámos a ser o clube, a nível internacional, com mais mulheres treinadoras nas suas estruturas. Agora, com o Dragon Force raparigas, temos a intenção de ser uma referência no futebol feminino a nível nacional”.


Os contactos das escolas, através dos quais é possível obter informações sobre o projecto e inscrições, estão disponíveis na área Dragon Force.
fonte: fcporto.pt

Sem comentários: