sábado, 17 de maio de 2014

DECO: “É UMA HONRA ENORME FAZER A MINHA DESPEDIDA AQUI”

Deco, ex-internacional português que foi uma das figuras máximas das épocas douradas de 2002/03 e 2003/04 do FC Porto, anunciou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa realizada no Museu FC Porto by BMG, na presença do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, o seu jogo de despedida. A disputar a 25 de Julho, no Estádio do Dragão, o desafio colocará frente-a-frente as formações pelas quais o "mágico" venceu a UEFA Champions League: o FC Porto de 2004 e o FC Barcelona de 2006.

​Deco foi o primeiro a falar e disse estar orgulhoso pela carreira e satisfeito pela oportunidade de se despedir no Estádio do Dragão: “A minha carreira não tem sentido sem o FC Porto e não faria sentido fazer uma despedida sem este clube. Foi aqui que vivi os melhores momentos da minha vida como futebolista e é uma honra enorme fazer a minha despedida aqui no Dragão. Já falei com alguns dos meus antigos colegas e acredito que a maioria virá, mas o importante é que seja uma despedida bonita no, com os adeptos de que gosto. Recorde-se que Deco contribuiu para a conquista de três campeonatos nacionais, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões, três Taças de Portugal e duas Supertaças, num total de dez títulos de Dragão ao peito.

Nos convidados, contam-se, entre outros, Vítor Baía, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Maniche, Benni McCarthy, Derlei, Víctor Valdés, Puyol, Xavi, Eto’o, Iniesta, Messi e Ronaldinho, para além dos treinadores de ambas as equipas: José Mourinho, do lado do FC Porto, e Frank Rijkaard, do lado do Barcelona. Revelando que só por “razões pessoais” não terminou a carreira no FC Porto, como era seu desejo, Deco fez um balanço da carreira e da relação com Pinto da Costa: “Passei por grandes equipas, joguei com muitos jogadores e conheci muitos treinadores, mas tudo começou aqui.”

Deco revelou ainda que foi no FC Porto que entendeu o que quer dizer a palavra “vencer” e a expressão “cultura de vitória”: “Aprendi muita coisa aqui, como ter respeito e carinho, e quem passa por aqui já sabe que se respeitar esses princípios nunca terá problemas. Tive sempre uma ligação directa e honesta e só posso agradecer ao presidente. Foi sempre um amigo para mim e deu-me conselhos decisivos”.

Pinto da Costa: “Falar dos grandes feitos do FC Porto sem falar do Deco é impossível”

Por seu lado, Jorge Nuno Pinto da Costa revelou a “relação de estima” que tem com o antigo jogador e sublinhou o facto de Deco ter sido uma figura marcante na sua época: “Foi um jogador sempre importante dentro do campo e foi um exemplo para os colegas, treinadores e dirigentes. Fico muito satisfeito por ele ter escolhido o Dragão porque, estando ele onde estivesse, esteve sempre presente no coração dele o que sentia pelo FC Porto. Estaremos sempre abertos a jogadores como ele, com os quais mantivemos uma relação de amizade para além da sua passagem por aqui e do termo da sua carreira”.

O presidente do FC Porto revelou, na conferência de imprensa, dois episódios curiosos acerca da contratação do médio: “Fui ver um jogo do Deco a Alverca, pois toda a gente me falava bem dele; lá na equipa também jogava um tal de Maniche e eu disse, na altura, que com ambos o FC Porto iria formar uma grande equipa, como acabou por suceder”. A outra refere-se ao momento da assinatura do contrato: “O Deco, mesmo depois de assinar, ainda estava na dúvida se era jogador do FC Porto. Aliás, o Jorge Mendes perguntou-lhe se já se sentia jogador do clube e ele respondeu ‘ainda não sei, não vi o Presidente’. Na altura, não estava presente, mas o Jorge Mendes ligou-me e convidei-o para ir jantar comigo a Cerveira. Foi uma grande opção nossa e creio que também dele”.

Pinto da Costa resumiu, em poucas palavras, a importância do ex-jogador na história do clube: “Falar do Deco sem falar do FC Porto é difícil; falar dos grandes feitos do FC Porto sem falar do Deco é impossível. É um orgulho ele querer fazer aqui a despedida. Obrigado, Deco”, concluiu, selando esta conferência de imprensa com um abraço cúmplice entre ambos. A cerimónia terminou com a oferta, por parte de Deco, da camisola que envergou na final da UEFA Champions League de 2003/04, em Gelsenkirchen, que passa a fazer parte do espólio do Museu FC Porto by BMG. O "mágico" efectuou ainda uma visita ao espaço que contém toda a história do clube.

fonte: fcporto.pt

Sem comentários: