terça-feira, 6 de maio de 2014

“QUEREMOS SER PROTAGONISTAS EM TODAS AS COMPETIÇÕES”

Julen Lopetegui foi apresentado, esta terça-feira, como o novo treinador do FC Porto. O técnico espanhol, de 47 anos, foi anunciado como o sucessor de Luís Castro pelo presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, em conferência de imprensa realizada no Auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão, e disse que “é um prazer, um orgulho, uma responsabilidade enorme e um desafio enorme ser parte da história” do clube.

​Na presença da direcção e da administração do FC Porto, o treinador basco começou por pedir desculpa por não falar em português e revelou a sua satisfação por fazer parte do clube: “É um prazer e uma honra. Vou fazer parte da história deste grande clube e confesso que gostava de conseguir acompanhar metade da energia demonstrada pelo presidente. Gostava de agradecer e demonstrar todo o meu respeito por Luís Castro, que fez um trabalho magnífico, bem como ao Rui Barros, a toda a estrutura e referir que, a partir de agora, sou um mais adepto do FC Porto e que somos Porto”.

Julen Lopetegui acrescentou que a sua prioridade é “analisar muitas das coisas que se passaram este ano” e só depois tomar decisões: “Temos uma ideia de jogo que queremos implementar, uma filosofia, mas entendendo o contexto e o tipo de jogador que vamos encontrar. Sobretudo, queremos ter o esforço e compromisso de todos, principalmente dos jogadores, para sermos protagonistas em todas as competições e em todos os jogos que realizarmos”.

O técnico nascido no País Basco disse ainda que, em termos pessoais, era “um prazer, um orgulho, uma responsabilidade enorme e um desafio enorme ser parte da história” do FC Porto e, não fazendo promessas, fez ver os ingredientes do caminho que pretende trilhar: “Vamos ter energia, ambição, força, e quero agradecer as palavras do presidente, do Antero Henrique e de terem confiado na minha pessoa. Vamos trabalhar no duro para dar alegrias aos adeptos e voltar a ser uma equipa vencedora”.

Nesta primeira conferência de imprensa, Lopetegui fez eco das palavras de Jorge Nuno Pinto da Costa - “É melhor perder de vez em quando do que ganhar de vez em quando” – e mostrou-se sintonizado com a história e filosofia do clube: “Este clube está acostumado a ganhar e vamos tratar de fazer tudo para voltar a ganhar. O passado do FC Porto é glorioso e vamos aproveitar o passado, a força, para passar essa responsabilidade a todos e dar continuidade a essa história. Queremos criar uma equipa sólida, compacta, com uma filosofia de jogo completa, que iremos, pouco a pouco, implementar”.

Não querendo falar já da reforços e dispensas – “ainda há um jogo no sábado” -, o treinador quer potenciar o “talento dos jogadores” para que esteja ao serviço da equipa: “Se a equipa funciona, o talento sai valorizado. Também o treinador e os jogadores saem valorizados. O FC Porto sempre vendeu e comprou bem e estou seguro que assim vai continuar”.

Chegado a um clube depois de estar a trabalhar nas selecções de Espanha, onde teve “uma experiência enriquecedora”, Lopetegui fez ainda uma curta análise ao seu conhecimento do campeonato em que se vai estrear: “O meu trabalho é conhecer rapidamente o campeonato português, que até é um campeonato de que gosto. Tem equipas fantásticas, com bons treinadores e excelentes jogadores, pelo que conheço a liga e vou acompanhando. Vamos tentar construir a nossa história e o passado pode ajudar-nos a construir o presente e o futuro”.

A equipa técnica de Julen Lopetegui será composta pelos assistentes Juan Carlos Martínez, Julian Calero, Rui Barros e Juan Carlos Arevalo (treinador de guarda-redes).

fonte: fcporto.pt

Sem comentários: