segunda-feira, 27 de outubro de 2014

GOLEADA EM AROUCA

AROUCA-FC PORTO, 0-5

Primeira Liga, 8ª jornada
Sábado, 25 Outubro 2014 - 20:15
Estádio: Estádio Municipal de Arouca

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Assistentes: Nuno Pereira e Miguel Aguilar.
4º Árbitro: André Moreira.

AROUCA: Mauro Goicoechea, Iván Balliu, Diego Galo, Nuno Coelho, Luís Tinoco, Nelsinho, Pintassilgo, David Simão, Artur Moreira, Bruno Amaro, André Claro. 
Suplentes: Rui Sacramento, Miguel Oliveira, Nildo Petrolina (68' Artur Moreira), Rui Sampaio (46' Bruno Amaro), Hugo Monteiro, Ulysse Diallo, Roberto Rodrigo (46' Nelsinho).
Treinador: Pedro Emanuel.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Marcano, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Quintero, Cristian Tello, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Maicon, Ruben Neves, Óliver Torres, Ricardo Quaresma (61' Tello), Adrián López (81' Quintero), 99 Aboubakar (75' Jackson Martínez).
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 3-0.
Marcadores: Quintero (24'), Jackson Martínez (26'), Casemiro (39'), Jackson Martínez (60'), Aboubakar (87').
Disciplina: amarelo a Bruno Amaro (32'), Martins Indi (36'), Casemiro (46'), Pintassilgo (65'), David Simão (70').

O FC Porto ganhou este sábado, em Arouca, por 5-0, com golos de Jackson Martínez (dois), Quintero, Casemiro e Aboubakar, e reduziu para um ponto (com mais um jogo disputado) a distância para o primeiro lugar da Liga. A partida resolveu-se ainda na primeira metade, em dois minutos: Quintero, de fora da área, marcou um grande golo e Jackson, após grande jogada de Brahimi, colocou os Dragões a vencer por 2-0. Casemiro, aos 39 minutos, fez o 3-0 e, já na segunda metade, Jackson bisou e Aboubakar fez o 5-0 para o FC Porto, que assim venceu pela segunda vez em Arouca em duas épocas seguidas.
Quando o FC Porto entra com tudo o que sabe e pode, não há adversário ou factores estranhos que possam impedir a conquista dos 3 pontos. Se continuar assim, o FC Porto não terá dificuldades em bater a maioria das equipas nacionais e levará de vencida com maior ou menor dificuldades os dois adversários directos.
Podem vir Xistras, Capelas, Batistas ou quem eles quiserem, mesmo sonegando escandalosamente penalties (como foi o caso em Arouca) que ao FC Porto só lhe compete mostrar toda a qualidade individual e melhorar de jogo para jogo a qualidade colectiva.
É certo que ainda existem alguns passes e gaffes cometidos na retaguarda que, perante adversários de maior gabarito, revelam-se fatais como já pudemos comprovar. O trabalho tem de continuar, a evolução da equipa também e esperamos todos que o FC Porto comece a carburar definitivamente para colocar em sentido quem tem de ser colocado.

O intervalo, com 3-0 para o FC Porto que Casemiro carimbou no fim do 1º tempo, não parece ter separado apenas as partes de um mesmo jogo. Entre a primeira e a segunda, o fosso que engoliu o Arouca e de onde trepou um FC Porto sempre atinado e assertivo, manteve-se.
Jackson ampliou para 4-0 aos 60 minutos e o jogo ficou a partir dali completamente resolvido, não permitindo mais qualquer reacção da equipa orientada por Pedro Emanuel. Atordoado, o Arouca desistiu, esperando apenas que o fim não demorasse muito. Do outro lado, o FC Porto continuava, alegremente, solto e insatisfeito.

Aos 87 minutos, Aboubakar aproveitou uma assistência de Quaresma e fez o 5-0, confirmando o resultado mais avolumado dos Dragões na presente edição da Liga.

DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Não é fácil ganhar 5-0 aqui”
​Julen Lopetegui considera que os seus jogadores fizeram “um bom jogo” na goleada imposta ao Arouca (5-0), no seu estádio, em jogo da oitava jornada da Liga portuguesa. O treinador basco sublinhou os números conseguidos pelos azuis e brancos, que até ao momento resultam na maior goleada fora no campeonato, frente a um adversário “difícil” e que já tinha mostrado qualidade em jornadas anteriores.

“A equipa fez um bom jogo e esteve muito forte no capítulo ofensivo. Defrontámos um adversário difícil e sabíamos que tínhamos de jogar bem e vencer, pois sentíamos essa obrigação. Estamos felizes por termos cumprido esses objectivos. A equipa está bem, mas como qualquer outra tem coisas a melhorar. Não é fácil ganhar 5-0 aqui e ainda tivemos oportunidades para marcar mais golos. Toda a equipa fez um bom jogo e isso beneficiou as individualidades. Tentamos sempre marcar e não sofrer, algo que nem sempre é possível no futebol e que conseguimos neste jogo”, declarou Julen Lopetegui após o expressivo triunfo sobre o Arouca.

Casemiro: “Fizemos um grande jogo”
​Autor do terceiro golo da vitória do FC Porto em Arouca, aos 39 minutos, Casemiro estreou-se assim a balançar as redes em jogos oficiais de Dragão ao peito. O médio dos azuis e brancos, que esta semana viu confirmado o seu regresso à principal selecção do Brasil, mostrou-se feliz pelo golo apontado e pelo ritmo alto imposto pelos Dragões, que resultou numa grande exibição colectiva e numa vitória por números esclarecedores.

“Estou muito feliz pelo primeiro golo com a camisola do FC Porto, pois era algo que já procurava. Fizemos um grande jogo, num bom ritmo, sempre à procura do golo. Estamos todos de parabéns. Temos trabalhado bem e, quem joga, corresponde. Foi um grande resultado e continuamos em busca de diminuir a diferença para o primeiro lugar. Sinto-me bem e procuro dar sempre o máximo para ajudar a equipa a vencer. Foi o culminar de uma grande semana, sem dúvida”, afirmou o internacional canarinho na flash interview após o desafio.


Sem comentários: