quinta-feira, 22 de março de 2012

ECA E UEFA ASSINAM NOVO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO


A Associação Europeia de Clubes (ECA) e a UEFA assinaram esta quinta-feira um novo Memorando de Entendimento, válido até 2018, que aclara o relacionamento entre clubes e selecções nacionais. "Este é o fruto de muitos anos trabalho e da participação de muitas pessoas, por isso congratulamo-nos com este acordo", afirma Diogo Paiva Brandão, administrador do FC Porto e membro do comité executivo da ECA.

O FC Porto, enquanto elemento fundador da ECA, acompanhou o processo que conduziu ao renovado acordo entre os organismos representantes dos clubes e do futebol europeu, alcançado na Turquia, por ocasião do XXXVI Congresso Ordinário da UEFA. Karl-Heinz Rummenigge e Michel Platini, presidentes da ECA e da UEFA, respectivamente, rubricaram o documento que prevê uma série de melhorias na relação entre clubes, selecções e a própria UEFA.

Entre as novas medidas está a criação de um seguro que cobrirá o risco de lesão de jogadores ao serviço das equipas nacionais; a atribuição e partilha de 100 milhões de euros pelos clubes que fornecerem atletas às selecções durante o Euro 2012 - valor que subirá para 150 milhões no Euro 2016; a implementação no Comité de Competições da UEFA do "direito de decisão", o que dará aos clubes maior capacidade de intervir nos assuntos do futebol europeu; a correcção do calendário internacional de jogos, do qual serão retirados os amigáveis isolados e a paragem de Agosto destinada a partidas entre selecções nacionais.

Para o presidente da ECA, todas estas mudanças contribuem para "reconhecer claramente a importância dos clubes" no contexto do futebol europeu e mundial. "Hoje é um dia histórico para o futebol europeu de clubes. Com este acordo, a UEFA reconhece claramente a importância dos clubes e a contribuição significativa que eles têm para o sucesso do futebol de selecções. O acordo reflecte um melhor equilíbrio entre o futebol de selecções e de clubes, e é um grande sucesso para a família do futebol europeu", referiu Rummenigge.

fonte: fcporto.pt

Sem comentários: